4 características de aço para cutelaria
- Adriano Wiest
- 15 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de fev.

Prestar atenção à escolha do tipo de aço usado na lâmina das suas facas é essencial para garantir a forma, o design e o bom desempenho da sua faca, isso porque o aço é um dos elementos principais na determinação de qualidade do material.
O aço é uma mistura de carbono e ferro (liga) que geralmente é enriquecido com outros elementos, proporcionando a melhora de certas características do material. O blog de hoje traz os aços mais utilizados para artigos de cutelaria. Vamos conhecer?
Conheça aqui os tipos de aços mais utilizados na cutelaria
Na indústria de facas, são variados e diversos os tipos de aço utilizados na cutelaria, variando desde os tipos de elementos aditivos aos processos de fabricação, como a forja ou o desbaste. Conheça abaixo 4 diferentes tipos de aço usados nas lâminas das facas e suas características principais:
1. Dureza

Dureza é a capacidade de resistir à deformação quando sujeita a tensões e forças aplicadas. Quanto mais dura for a faca, mais difícil será para afiar. Uma faca de 53 a 55 HRC (dureza), seria ideal para a maioria dos usos. Além disso, a dureza em aços para facas está diretamente relacionada à resistência e geralmente é medida usando a escala Rockwell C (também conhecida como “HRC”).
2. Tenacidade
[imagem]
A tenacidade é a capacidade de resistir a danos como rachaduras ou lascas, geralmente causadas pelo impacto ou “cargas repentinas”. Uma tenacidade elevada permite a resistência a golpes e impactos durante o uso.
Existem várias maneiras de medir a tenacidade, portanto, ela é menos padronizada que a dureza quando se trata de facas, mas em geral, quanto mais duro o aço, menos resistente ele será.
3. Resistência
A resistência das facas pode ser voltada ao desgaste e à corrosão. O desgaste de uma faca é a capacidade do aço de resistir aos danos abrasivos e adesivos. Ele geralmente está relacionado à dureza, mas também é fortemente influenciado pela química específica do aço. Já a resistência à corrosão é a capacidade de resistir à oxidação do aço, causada por elementos externos, como umidade e sal, o que gera a ferrugem. A resistência à corrosão geralmente está relacionada à quantidade de carbono presente na composição do aço.
4. Retenção do fio
A retenção do fio representa o tempo em que a lâmina manterá sua nitidez, quando sujeita a períodos de uso. Infelizmente, medir a retenção do fio de uma lâmina é algo muito subjetivo, pois é uma combinação de resistência ao desgaste e uma aresta que resiste à deformação.
A escolha do aço para cutelaria
A escolha do melhor aço para facas não é uma questão de maximizar cada uma das propriedades, mas trata-se de escolher as características mais importantes para sua faca.
Em suma, o material que torna o aço forte possivelmente diminuirá a tenacidade. Conhecer essas características tornará possível que você faça a melhor escolha de aço para fazer suas facas artesanais de acordo com as suas necessidades.
Gostou do conteúdo? Conheça nosso catálogo de modelos disponíveis. Trabalhamos com Pronta Entrega em Aço 1070 e Inox 420 e também realizamos pedidos personalizados. Aqui, você encontra soluções completas para seus projetos, sem exigência de pedido mínimo!
תגובות